Beber mais água – é uma recomendação tão banal, mas o que vejo no consultório é que poucas pessoas conseguem fazer desse hábito uma constância. Por isso listo aqui 10 benefícios de uma boa hidratação para o corpo:


  • Melhora a digestão: a água ajuda na formação de enzimas – que facilitam as reações químicas do organismo – e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

  • Controla o inchaço, já que com uma boa irrigação o organismo regula a retenção de sódio.
  • Reduz infecções, pois contribui para o transporte de minerais que fortalecem o sistema imune, prevenindo doenças.
  • Ajuda a combater a celulite, por evitar que toxinas se acumulem no organismo.
  • Melhora a performance no treino: hidratação adequada retarda a fadiga. Além disso, 70% do músculo é formado por água – o que facilita o ganho de massa muscular.
  • Ajuda no emagrecimento. Isso acontece principalmente quando consumida junto com fibras solúveis que, em contato com a água, incham como uma esponja e dão sensação de saciedade por mais tempo.
  • Bom funcionamento intestinal. A água é fundamental para a formação do bolo fecal e evita o ressecamento.
  • Aumenta a absorção de nutrientes, principalmente as vitaminas C e do complexo B – que são hidrossolúveis.
  • Saúde ocular. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis à desidratação e o ressecamento pode levar a problemas como inflamações e infecções. Ao manter o organismo hidratado prevenimos lesões oculares.
  • Saúde renal. Quando consumimos a quantidade adequada de líquidos, a urina fica menos concentrada, prevenindo infecções urinárias e formação de cálculos renais.

Tenha sempre uma garrafinha por perto e estabeleça uma meta de ingestão diária. A recomendação ideal é de 30ml de água por quilo de peso. Assim, quem pesa 70kg por exemplo, deve consumir 2100ml diariamente.

 

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