O sódio é um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo (manutenção da pressão arterial, transmissões nervosas e contração muscular), mas seu consumo excessivo traz muitos malefícios para a saúde.

Grande retenção de líquidos está associada a obesidade, má circulação, hipertensão, sobrecarga renal e risco de doença cardíaca. Além disso, sódio em grande quantidade retira o cálcio dos ossos, podendo causar osteopenia e osteoporose.

A recomendação é não ultrapassar 2g de sódio ou 5g de sal por dia, mas estima-se que os brasileiros consumam o dobro disso. Os alimentos campeões de sódio são os seguintes:

•     Sal de cozinha

•     Temperos prontos e caldos de carne

•     Shoyu

•     Salgadinhos de pacote e batatas chips

•     Sopas de pacote

•     Macarrão instantâneo

•     Nuggets

•     Embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, peito de peru, mortadela, bacon)

•     Bacalhau e carne de sol

•     Enlatados / conservas (azeitona, palmito, alcaparras, champignon, milho enlatado, ervilha enlatada, molho de tomate industrializado)

•     Alimentos industrializados congelados (pizza, lasanha, hambúrgueres)

•     Manteigas e margarinas

•     Queijos amarelos (prato, gorgonzola, parmesão)

•     Amendoim tipo japonês

4 dicas para reduzir o sal:

1.    Reduza gradualmente a quantidade de sal que você adiciona aos alimentos durante o cozimento e na mesa;

2.    Substitua por especiarias (canela, gengibre, cravo), ervas (tomilho, orégano, manjerona, alecrim, louro), alho, cebola, limão e pimentas;

3.    Leia sempre o rótulo dos alimentos e evite os campeões de sal. Sinônimos de sódio: glutamato monossódico, nitrito, nitrato e benzoato;

4.    Confira duas receitas simples: sal de ervas e gersal na parte de RECEITAS.

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